Institute for Integrative Psychotherapy

Integrative Psychotherapy Articles

CURA DO SCRIPT:
COMPORTAMENTAL, INTRAPSÍQUICA E FISIOLÓGICA

(Richard G. Erskine)

RESUMO:

SCRIPT é um plano de vida baseado em decisões que limitam a habilidade da pessoa resolver problemas e se relacionar intimamente com as pessoas. Um visão integrativa da terapia de cura do SCRIPT enfatiza mudanças no comportamento público e interno o processo cognitivo, experiências emocionais e restrições físicas e carregadas (impressas) no corpo.

CURA É DEFINIDA COMO A CESSAÇÃO DO COMPORTAMENTO SINTONICO DO SCRIPT

 

A ANÁLISE TRANSACIONAL, como uma psiquiatria social, tem enfatizado os aspectos da mudança comportamental da cura do SCRIPT. Dentro dos limites esta cura de estrutura é definida como interrupção do comportamento sintonico com o SCRIPT. Ainda para muitas as pessoas, mudança apenas não é suficiente para efetuar mudança geral nos seus SCRIPT, é necessário ocorrer mudança no nível intrapsíquico do SCRIPT também, isto é, mudança nos níveis cognitivos e afetivos da existência. Além do mais, eu acho que em todos os caos de formação de SCRIPT, seja em resposta à introjeção, experiências traumáticas ou processos de decisão para sobrevivência, há uma reação de inibição fisiológica correspondente; e, para muitas pessoas, também é necessário uma mudança a nível fisiológico do SCRIPT.

Essa visão integrativa da cura do SCRIPT implica que a mudança precisa ocorrer em TRÊS DIMENSÕES: COMPORTAMENTAL, INTRAPSÍQUICA (AFETIVA e COGNITIVA) e FISIOLÓGICA.

DEFINIÇÃO DE SCRIPT

Para a compreensão da cura do SCRIPT eu vou começar com uma definição de SCRIPT como sendo um plano de vida baseado em decisões feitas em qualquer estágio de desenvolvimento que inibe a espontaneidade e limita a flexibilidade na resolução de problemas e em relacionamentos com as pessoas. Tais decisões de script são feitas, em geral, quando a pessoa está sob pressão e consciente de que a alternativa de escolha é limitada. As decisões de SCRIPT emergem mais tarde na vida como crenças construtoras sobre si mesmo, os outros ou sobre a qualidade de vida. Essas crenças de script acompanhadas dos sentimentos reprimidos quando a pessoa estava sob pressão, são manifestadas em comportamentos internos e externos e, juntos com memórias selecionadas formam um sistema fechado de experiências da vida de cada um. Este sistema fechado é o SCRIPT.

Embora muitas das crenças de script nas quais nos focalizamos em terapia, são decisões que foram tomadas na primeira infância antes que a criança tivesse alguma consciência do que suas alternativas são para sua existência no mundo; esta definição de script também inclui estas decisões que soa tomadas durante qualquer período de desenvolvimento da vida de uma pessoa quando ela está sob pressão que restringe a percepção de opções e alternativas para existir e se comportar. Eu penso que em cada uma das passagens da vida, as situações emergem quando cada um de nós necessita fazer escolhas.

Se forem impostas restrições sobre nós que limitem nossas opções para realização de necessidades, é provável que as decisões que forem feitas, embora pareçam as melhores escolhas possíveis, sob as circunstâncias para resolver o problemas imediato , terão o efeito de limitar a nossa espontaneidade e flexibilidade em solucionar problemas, e em relacionar com as pessoas.

Em essência, qualquer plano de vida feito sob pressão será muito provavelmente inibidor do crescimento.

Dentro dos parâmetros desta definição, cura de script significa que as pessoas são livres para contactar as  pessoas significativamente e para responder as resoluções de problemas sem idéias pré-concebidas os planos que limitem a forma que eles irão interpretar a situação e restringir as opções comportamentais. A cura é concluída quando cada nova experiência é apreciada por sua unicidade e é percebida com um senso internalizado, tanto visceralmente como intelectualmente, como uma oportunidade, como uma oportunidade de aprender a crescer.

CURA COMPORTAMENTAL: cura do script a nível comportamental significa que a pessoa não está mais engajada em comportamentos relacionados com o script.

Por exemplo, se o script manda “não compreenda”, o trabalho terapêutico voltado para o controle social ou a nível comportamental de cura pode focalizar o encorajamento da pessoa para dizer o que ela está pensando e sentindo e  mudar os estados de ego de forma que o ouvinte tenha uma clara compreensão das experiências internas do orador. Os ensinamentos do terapeuta de transações explícitas e ulteriores e dos processos delas em jogos é voltado para conhecimento de uso pessoal e assim desenvolver novo comportamento para ser entendido claramente nas comunicações.

Cura nesse nível significa que a pessoa, neste exemplo, que acredita “eu não sou entendida” mudaria seu comportamento de forma que o ouvinte possa ter um perfeito senso de entendimento do orador. Contratos de mudanças específicas são particularmente relevantes a nível de terapia comportamental.

Quando pensando sobre o nível comportamental da cura do script eu também procuro mudar as fantasias e sonhos da pessoa com quem estou trabalhando. Eu considero (eu utilizo, eu terapio”) com o conceito de que fantasia é um comportamento internalizado que ocorre na área de associação do córtex sem expressão através da área psicomotora.

Como psicoterapeuta eu preciso estar consciente do conteúdo das fantasias e dos sonhos de uma pessoa como uma maneira possível pela qual pode sair do script de solitário, de nunca engajar-se para um comportamento observavél ou um comportamento social.

Por exemplo, uma pessoa pode ter integrado novos comportamentos livres do script em um nível aberto (público) ou observável quando em consciência mas o script pode emergir em modelos não conscientes durante o estado de sonho ou fantasia, produzindo reforço: “Eu não sou compreendida”. A cura comportamental não significa apenas a interrupção das ações públicas do script tais como mudança no uso de palavras (vocabulário) padrões, sentenças, expressões ou gestos, mas também que o conteúdo e processo ativo dos sonhos não sejam mais determinados pelas crenças nos scripts ou sirvam para reforçar o script.

CURA INTRAPSÍQUICA: desde que o comportamento é uma manifestação do nosso processo intrapsíquico, eu penso que o terapeuta que está preocupado com o alcance de cura do script precisa focalizar os níveis cognitivos e afetivos do script tanto quanto o comportamental. Os aspectos cognitivos e afetivos formam o processo intrapsíquico do script através de estimulação contínua e não consciente entre sentimentos suprimidos na época da decisão do script (sentimentos primais) e das crenças de script resultantes destas decisões. Abordagens terapêuticas que resultam em descontaminação e desconfusão são designadas para a cura intrapsíquica.

A CURA DO SCRPIT A NÍVEL COGNITIVO ocorrem quando a pessoa não estiver mais contaminada por acreditar nas crenças do script e por usá-las de forma que estreite (diminua) sua estrutura de referência. Por exemplo, a pessoa deixaria de se definir como repelente (não amado) ou de perceber o mundo como um lugar trágico, ou de ver as pessoas como não merecedoras de confiança, mas o melhor seria a estrutura de referência ser desobstruída para permitir que cada experiência seja interpretada com uma visão flexível de si mesmo, de outros, e a qualidade de vida.

CURA A NÍVEL AFETIVO: é a permissão de deixar aparecer (passar) sentimentos que foram reprimidos desde o tempo de decisão do script.

DESENVOLVIMENTO DO SCRIPT: para entender a CURA INTRAPSÍQUICAMANTE eu olho para o desenvolvimento do script dentro de uma criança novinha. Quando a criança tem necessidades que não são satisfeitas, ou por causa de restrições parentais ou traumas do meio ambiente, ela experiencia pressão ou tensão e o organismo responde para satisfazer a necessidade através da expressão de emoções com intenção de chamar atenção para as necessidades não satisfeitas. Se as emoções planejadas (determinadas) para satisfazer as necessidades da criança não são expressas, por precisar de conclusão, e as necessidades permanecessem insatisfeitas, o resultado é uma guestalt incompleta e que requer fechamento. Uma vez a criança tenha atingido o que Jean Piaget chama de FASE OPERACIONAL CONCIONAL CONCRETA (estágio pré-operacional do desenvolvimento), o fechamento da guestalt incompleta ocorre através de um processo de mediação cognitiva, onde a criança simbolicamente substitui a necessidade insatisfeita e os sentimentos concomitantes com um fechamento cognitivo.

O fechamento cognitivo é a explicação da criança para si mesma sobre o porque de sua necessidade nunca tivesse sido satisfeita (isto é, “há alguma coisa errada comigo”) e/ou determina como se auto-proteger (i, é) “Eu vou me machucar se eu pedir o que eu quero”. Esta explicação cognitiva é a decisão de script, destinada a proteger a criança através da supressão da necessidade e sentimentos relacionados com o desconforto da necessidade não satisfeita. Esta explicação e qualquer reação fisiológica relacionada continua não satisfazendo a necessidade, mas serve como um fechamento secundário das necessidades e sentimentos – uma guestalt fixado – e forma o núcleo intrapsíquico do script. A criança pode também criar uma ilusão que enfeita, justifica e faz a decisão do script ser mais aceitável. Esta ilusão, então, é mantida mais tarde na vida como uma fantasia.

Imagine uma pequena criança cuja necessidade nesta ocasião é de ter afeição e quem por várias razões cuida dela não está fornecendo isto.

Se o meio ambiente não apoiou para a criança para que ela expresse seus sentimentos de todas as formas para que possa completar a necessidade, a criança pode se esforçar para se auto-confortar através da supressão de sentimentos e necessidades e decide: “Há alguma coisa errada comigo” e “Eu não vou conseguir o que eu quero”.

Na época em que estas decisões são tomadas elas são provavelmente as respostas mais eficientes que a criança pode dar para seu auto-proteger do desconforto, entretanto, por causa destas decisões não satisfazem a necessidade primária, elas formam um guestalt fixada, um conjunto de crenças rígidas que serve mais tarde para limitar a estrutura de referência da pessoa. Essa limitação em perspectiva e as restrições comportamentais resultantes são o SCRIPT DE VIDA.

FECHANDO A GUESTALT

CURA A NÍVEL AFETIVO é a liberação das emoções reprimidas. Quando as emoções reprimidas são libertadas e, não há mais fornecimento de estimulação intrapsíquica das antigas crenças do script, a pessoa, então, está livre para experienciar sentimentos relacionados com a situação corrente (curso) e para usar sensações emocionais como uma fonte interna de informação e energia.

Isto pode ser realizado em terapia ATRAVÉS DA REDECISÃO e rompendo o elástico (amarros) através da criação do meio ambiente no qual a pessoa possa expressar as emoções que forem inibidas na situação de formação do script original sempre precisando de fechamento.

Fechamento pode ser tanto na realidade de vida de hoje (atual), como também através de permitir em fantasias o que não foi fornecido na situação original.

A necessidade não satisfeita e os sentimentos primais relacionados (aqueles sentimentos suprimidos na época da decisão do script) não dominam mais o primeiro plano em percepções internas; a guestalt é completada e novas experiências chegam para o primeiro plano.

Quando as pessoas expressam as emoções reprimidas necessidades relacionadas, elas freqüentemente tornam-se conscientes do que elas decidiram sobre si mesmas, sobre outras pessoas ou sobre a vida e continuam se firmando hoje como crenças do script – o nível cognitivo do script. O reconhecimento de que as crenças do script eram decisões feitas há muito tempo atrás para se auto-protegerem do desconforto das necessidades não satisfeitas é um passo importante para a mudança do nível cognitivo do script. Novas decisões são feitas sob a luz da realidade atual que  aumentam , realçam a visão de si mesmo, dos outros ou sobre a qualidade de vida além da perspectiva do tempo quando a pessoa estava sob as pressões de “scriptora”.

CURA A NÍVEL COGNITIVO SIGNIFICA QUE A PESSOA NÃO ESTÁ MAIS LIMITADA ÀS CRENÇAS DO SCRIPT.

Podem existir similaridades entre crenças do script (i, é) “Eu sou/ estou totalmente sozinho” e realidades existenciais i, é: “Eu sou / estou totalmente sozinho”; entretanto, a aceitação das realidades existenciais não é limite, mas fornece uma liberdade de movimento além daquelas realidades, considerando que as crenças do script estão inibindo.

SCRIPT CORPORAL:

Terapias voltadas para níveis comportamentais ou intra-psíquicos não levam em conta os aspectos fisiológicos difusos do script e, como a rigidez no corpo representam um limitação na essência, na constituição, os aspectos somáticos os script devem ser um aspecto, um foco importante de cura do script.

Muitas decisões de script descritas na literatura psicoterápica e aqueles ilustrados anteriormente nesta comunicação são decisões cognitivas que foram feitas ou refeitas depois que a criança desenvolveu algum uso de linguagem, e tem algum entendimento, pelo menos simbolicamente, de causa e efeito anterior a este nível de desenvolvimento intelectual eu acho que os scripts são formados, a um nível fisiológico, pela criança ainda muito nova, que nas estruturas de Piagt continuam operando dentro do desenvolvimento sensocial-motor.

Quando a criança depara com situações traumáticas, responde a injunções (mandatos) ou de alguma forma tem necessidades que não estão sendo satisfeitas, o corpo da criança reage de uma forma auto-protetora e o processo de “scripting” toma lugar dentro dos tecidos do corpo como uma reação de sobrevivência.

Esta reação do corpo é uma defesa muscular e/ou química, contra o que a criança experiencia como ameaçadora. É um enclausuramento fisiológico da necessidade de conforto não satisfeito, um tracamento ou inibição dentro do corpo que suprime as necessidades não satisfeitas e emoções sem conexão e é o que Wilhelm Reich postulou como a base para desenvolvimento da couraça do caráter.

Esta reação fisiológica, que é a base primária do script da primeira infância, também ocorre em algum grau em todas as situações de “scripting”.

Definições de script implicam inibição em ser e com cada decisão “scriptora” ou reação de script; eu penso que há sempre uma inibição fisiológica correspondente no corpo.

Reações fisiológicas do script permanecem dentro da pessoa MUCH LIKE limite e é o script corporal a causa de muitos males físicos. A cura do script a nível fisiológico é uma liberação, um deixar fluir das tensões, couraças  corporais e restrições internas que inibem a pessoa de viver a vida total e facilmente dentro do seu próprio corpo.

Mudanças no script corporal são freqüentes e evidentes para um observador como uma aparência mais relaxada, movimentos mais livres, energia aumentada e um estabelecimento do nível de peso que é apropriada para a estrutura da pessoa. Pessoas apresentam-se tendo um senso maior de vitalidade, um movimento fácil e um senso aumentado de bem-estar.

Quando eu me engajo no trabalho de script corporal a meta do trabalho é energizar o tecido do corpo que foi inibido e que se tornaram rígidos na repressão da necessidades não satisfeitas e sentimentos antigos. Esta pode ser a forma dentro do nível intrapsíquico de terapia ou pode ser um degrau (passo) conclusivo no tratamento de um restrição específica do script. Intervenções a nível do script do corpo inclui aquelas abordagens que levam a mudanças somáticas tais como trabalho de massagens profundas, relaxação muscular, dieta própria, exercícios e atividades recreativas que intensificam o fluxo de energia e movimento do corpo.

RECICLAGEM

O movimento para sair do script pode incluir alguma reciclagem posterior, dentro do script várias vezes antes da pessoa estar livre do script. Isto é a função homeostática ou elástica do script levando a pessoa de volta para o antigo jeito de ser quando as pressões da vida estimulam as necessidades não satisfeitas e sentimentos que estavam presentes na época da formação do script. A reciclagem pode indicar que um nível de cura de script continua precisando de atenção, tais como trabalho de script emocional ou corporal que não esteja feita ainda que as mudanças cognitivas e/ou fisiológicas tenham ocorrido.

Essa visão integrativa dos níveis intrapsíquicos, somático e comportamental de cura do script implica que mudanças nos processos emocionais e cognitivos de uma pessoa são determinadas pelas mudanças no comportamento e/ou no funcionamento do corpo e vice-versa.

Quanto maior o número de níveis de tratamento que o terapeuta possa integrar maior é a probabilidade de cura do script.

SCRIPT E CURA É MAIS QUE ISSO:

Terapia como um processo de crescimento e desenvolvimento é ininterrupto. Terapia que focaliza a cura do script, é completa quando as restrições comportamentais, intrapsíquicas e fisiológicas que inibem a espontaneidade e limitam a flexibilidade na resolução de problemas e relacionamento com as pessoas, são removidas. Além do script está o domínio de crescimento pessoal que inclui o movimento bem sucedido através de passagens de desenvolvimento, expansão da criatividade, do crescimento psíquico e espiritual.

Do meu ponto de vista  a cura do script é equivalente à definição. O USO DA OKEIDADE.

A crença e o sentimento associado de conforto que não interessa o que acontece a mim, não importa quão ruim seja a situação, eu irei aprender a crescer a partir da experiência.

DEFINIÇÕES

CURA COMPORTAMENTAL: não significa apenas o cessar de ações públicas do script, tais como mudanças no uso de palavras, modelos de sentenças, expressões ou gestos, mas também que o conteúdo e os processos ativos dos sonhos e fantasias não são mais determinadas pelas crenças do script ou servem para reforçar o script.

CURA DO SCRIPT A NÍVEL COGNITIVO: ocorreu quando uma pessoa não está mais contaminada pela crença nas script e por usá-las de forma que estreita seu ponto de vista (sua estrutura de referência).

CURA DO SCRIPT A NÍVEL FISIOLÓGICO:  é uma liberação, é um deixar fluir das tensões, couraça corporal e restrições internas que inibem a pessoa para viver a vida completamente e facilmente dentro do seu próprio corpo “OKNES” – a crença e o sentimento associado de conforto que não interessa o que aconteça a mim, não importa quão ruim seja a situação, eu irei aprender a crescer com a experiência.

The Institute for Integrative Psychotherapy is approved by the American Psychological Association to sponsor continuing education for psychologists, by the National Board of Certified Counselors for counselors and by the American Board of Examiners in Pastoral Counseling for pastoral counselors. The Institute for Integrative Psychotherapy maintains responsibility for this program and its content.